quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A música e a literatura

Hoje vou englobar duas coisas que eu gosto, livro e música. Vou listar algumas músicas que eu ouço e que foram inspiradas na literatura. As músicas vão desde o rock nacional do Legião Urbana, ao rock pesado do Iron Maiden.

1- A primeira música é da cantora baiana, Pitty (amo muito). "Admirável Chip Novo", uma das minhas preferidas, é inspirada na distopia de Aldous Huxley - "Admirável Mundo Novo" onde as pessoas vivem sob regras sociais, "os seres humanos (precondicionados) têm comportamentos (preestabelecidos) e ocupam lugares (predeterminados) na sociedade". A música soa como um protesto, devemos nos libertar, dizer e fazer o que quiser, e não ser um "robô", e devemos "reinstalar o sistema". Ouçam a música clicando aqui.


2- A próxima, é outra banda e música que gosto muito, Led Zeppelin. A canção "Ramble on", é inspirada na trilogia "Senhor dos Anéis", como pode ser visto neste trecho: "T'was in the darkest depth of Mordor, I met a girl so fair..." (Nas profundezas mais sombrias de Mordor, conheci uma garota tão justa). "But Gollum, the evil one, crept up And slipped away with her..." (Mas Gollum, o malvado, rastejou acima e escapuliu com ela). Não sou fã da história, por isso não vou conseguir explicar o trecho direito, então para entender clique aqui, e para ouvir a música clique aqui.

3- O terceiro a ser citado, é na verdade um álbum, "Animals" da banda Pink Floyd (super fã), faz alusão ao livro de George Orwell, "A Revolução dos Bichos", onde os animais de uma granja se revoltam contra seus donos, e criam sua própria sociedade. Para escutar as músicas do álbum é só clicar aqui.


4- Não posso deixar de incluir a música "Phantom of the Opera" do Iron Maiden, uma das minhas músicas e bandas preferidas. A música é inspirada no livro "O fantasma da Ópera". A história escrita por Gaston Leroux é um clássico que sou louca pra ler, mas ainda não tive oportunidade. Vocês podem ouvir essa música incrível (que não vou puxar o saco de mais, prometo), som muito bom, banda fascinante, clicando aqui.


5- E para fechar com chave de ouro, Monte Castelo do Legião Urbana, que fala sobre a batalha de Monte Castelo onde a Força Expedicionária Brasileira ganhou sua principal batalha durante a Segunda Guerra Mundial, um ato de desamor da humanidade, por isso a canção fala do amor entre os seres humanos. A música traz citações do soneto 11 do poeta, Luís Vaz de Camões, "O amor é o fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer."



Nenhum comentário:

Postar um comentário