segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Livros que ajudam a estudar História do Brasil

  Oi gente! Primeiro queria me desculpar pelo sumiço, meus dias tem sido cansativos e cheios. Já estou na maratona de preparação pro vestibular, curso, aconteceram outras coisas... enfim. Mas continuo nas minhas leituras e em breve trago mais resenhas. 
  Havia prometido que traria títulos que ajudam na melhor compreensão da História do Brasil assim como fiz um post sobre História Geral (que você confere clicando aqui). Vamos lá então:

1) Período Colonial   

Autor: Anna Lúcia Duarte
Editora: Ática
Sinopse: Vendidos como mercadorias, maltratados e obrigados a trabalhar até o limite de suas forças, os escravos nunca deixaram de lutar pela liberdade.







2) Período Imperial

Autor:  Carlos Queiroz Telles
Editora: Moderna
Sinopse: Em 'O Menino das Canecas' a ficção parte da fidelidade aos fatos históricos marcados por Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, um importante personagem da nossa História. Na infância, explica o Brasil e os brasileiros, pelas ruas do Recife da fase da independência. Neste livro a verdade e a poesia se encontram numa forte narrativa dramatica.





3) Período Republicano

Autor: Lima Barreto
Editora: Ediouro
Sinopse: Para Major Quaresma, a Pátria é um ideal que está acima de tudo. Visionário por excelência, suas idéias colocam-no em várias situações embaraçosas e levam-no até a ser internado em um manicômio. Tímido, discreto, ingênuo, é também uma palha de pureza a navegar num oceano de podridão. Este é um livro escrito com todos os nervos, mas principalmente com o coração, e que se destina a quantos tenham orgulho de ser brasileiros.


  
  Essas são algumas das obras que podem ajudar a estudar um pouco da nossa história. Lembrando que existem inúmeras obras dedicadas à esse assunto. Leitores que ainda estudam: fiquem de olho, pode ser essencial esse tipo de leitura. 

  Até a próxima... beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário