sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Livros que ajudam a estudar história

Oi gente! A minha postagem de hoje vai especialmente pra quem ainda estuda pra escola, vestibulares, concursos e etc. Vou falar sobre alguns livros que auxiliam a entender o conteúdo da história geral. É um livro pra cada perído da história. Confiram: 

  Pré-história: Visita à Roma Antiga

Autor: Olavo Leonel Ferreira
Editora: Moderna
Sinopse: A história romana é muito mais documentada e conhecida que a das civilizações antigas da Grécia, do Egito, da Mesopotâmia e de outras que também existiram no mundo antigo. Esta obra apresenta, para aqueles que iniciam seus estudos, uma visão da vida cotidiana da antiga Roma. Não são mostradas apenas as façanhas de seus reis, cônsules, generais e imperadores, mas principalmente a vida de seu povo, que semeava os campos, enfrentava os inimigos nas guerras, sentava-se nas arquibancadas dos teatros e dos circos, acotovelava-se nas ruas estreitas da cidade. O livro resume, em suas páginas, 1.200 anos da vida romana, 12 séculos de história que marcaram, indelevelmente, os destinos do mundo ocidental.

Esse livro mostra um pouco do que era o mundo na Antiguidade e relata como era a vivência e os conflitos da época. Pra quem precisa saber o início da história é bem recomendado.


Idade Média: O império de Carlos Magno

Autor: José Roberto Mello
Editora: Ática
Sinopse: Descrição análise da trajetória do império carolíngio, que correspondeu a um verdadeiro renascimento, por sua importância cultural.

Como rei, Carlos Magno destacou-se pelo valor guerreiro e pela habilidade política, realizando sucessivas campanhas militares que lhe valeram o renome de maior soberano da Europa medieval. O livro relata o Império Carolíngio, a preocupação de Carlos com a organização elesiástica e todas as suas características. 










Idade Moderna: Diário de bordo de Cristóvão Colombo

Autor: André Pereira
Editora: Moderna
Sinopse: Adaptado por André Pereira, é uma ótima oportunidade para que se tome contato com um dos mais importantes documentos escritos sobre o Descobrimento da América. Ele é um importante registro do primeiro encontro que as duas sociedades estabeleceram, pois apresenta as expectativas que os europeus tinham com a expansão marítima e descreve suas impressões da terra e da gente americanas. O cotidiano da viagem e algumas características da personalidade de Colombo podem também ser percebidos. (...)

Essa obra é como um diário de bordo, relata as primeiras impressões dos Europeus em terra americana, seus planos e o que deveria ser difundido. Com certeza é uma obra digna de leitura. 

Idade Contemporânea: O diário de Anne Frank 

Autora: Anne Frank
Editora: Record
Sinopse: 12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen.

Não escolhi esse livro por acaso e sou até suspeita pra falar sobre ele. Sou louca pela história da Anne e por incrível que pareça ainda não consegui ler esse livro :( Me emocionei com o filme do começo ao fim e nem imagino o quanto vou chorar com o livro. Ninguém melhor pra falar sobre uma guerra do que alguém que sofreu na pele as consequências da mesma. Otto Frank, pai da Anne, resolveu publicar os escritos da filha que sonhava em ser uma grande escritora. As duas grandes guerras são temas constantes em vestibulares, então com certeza é uma obra que contribui MUITO para o conhecimento dos estudantes. 


Os livros de cada época são esses, em breve trago obras que ajudam a entender a história do Brasil. Busquem a leitura dos livros indicados. Assim que possível também pretendo ler e trazer a resenha pra vocês! Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário