quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

[Resenha] Quem mexeu no meu queijo?

Autor: Spencer Johnson, M.D.
Editora: Record
Paginas: 112

Sinopse: Uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudança. É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens - dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores - que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso - a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive. Nesta história, os personagens se defrontam com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido, e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.


"Uma maneira fantástica de lidar com as mudanças em seu trabalho e em sua vida"

"Quem mexeu no meu queijo?" é um livro de autoajuda pequeno, de fácil leitura. O livro conta a história de dois ratos, Sniff e Scurry e de dois homenzinhos, Hem e Haw, que vivem em um labirinto a procura do seu queijo. "O 'queijo' é uma metáfora para o que queremos ter na vida, seja um emprego, um relacionamento, dinheiro..." e "o labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso". E quando o "queijo" muda de lugar, eles precisam lidar com a mudança e agir para não morrer de fome, ou apenas ficar sentados, esperando que tudo volte a ser como antes.

O livro nos ajuda a lhe dar com as mudanças que acontecem o tempo todo em nossas vidas. Podemos ser como Sniff que logo percebe a mudança ou como Scurry que age logo que ocorre a mudança, como Hem que não aceita a mudança por medo de que algo pior aconteça ou  Haw, que aprende a se adaptar e corre atrás de seu "Novo Queijo", pois sabe que a mudança pode ser boa para ele.

Apesar de eu não gostar de livros de autoajuda, pois nunca me ajuda em nada, a história contada é muito interessante e querendo ou não você acaba levando algo para sua vida. A maioria das pessoas, tem medo de enfrentar as mudanças, acho que até eu tenho, mas temos que fazer o possível para notar o que esta acontecendo ao nosso redor e agir.

Eu recomendo para quem não consegue lhe dar com as mudanças. Muitos alegam ter mudado totalmente a vida depois de ter lido ou ouvido a história.

Como eu disse eu não gosto desse tipo de livro, mas esse é até legal então:
Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário