terça-feira, 18 de março de 2014

Hábito de leitura

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem." Mario Quintana

Concordo plenamente com essa frase do Mario Quintana, pois ler é uma dadiva, e é uma pena que muitos saibam ler e não desfrutem disso, em quanto outros que não tem a mesma oportunidade de aprender se esforçam muito mais para tentar, e uma curiosidade, uma pesquisa realizada pelo "Ibope", se não me engano, mostra que o brasileiro lê 4 livros em média em um ano, o que é numero muito baixo. Mesmo que seja um livro cheios de gravuras e com pouca escrita é assim que se começa um hábito pela leitura. Como acham que comecei a gostar de livros? Foi lendo livros de histórias pequenas, com mais gravuras, tipo "Os três porquinhos" e etc.

A leitura pode ajudar e muito na vida de quem tem o hábito, seja lendo jornais, revistas, quadrinhos, fábulas, livros enormes ou livros pequenos, livros didáticos, artigos. Quem lê aprimora a memória, o vocabulário, a escrita, consegue bons empregos, constrói uma carreira, tem uma boa argumentação, desenvolve a imaginação, e uma coisa que aprendi e sei que hoje é muito importante, se torna critico, na sociedade em que vivemos, com o governo que temos, é muito importante aprender isso, e a leitura pode ajudar.

Não aceito que falem: "Não gosto de nenhum tipo de leitura.", tenho certeza que quem fala isso, ou algo do tipo, nunca procurou por algo que goste. Então, procurem, explorem. Ao contrário de mim, você pode gostar de um romance, se não for o caso tente distopias, auto-ajuda, ficção cientifica, suspense, terror, livros que falam sobre bruxos, magias, poemas, e por ai vai, o universo literário é amplo, e livros é o que não vai te faltar.


Então, minha dica é que vocês lêem por prazer, pra estudar, pra se informar, leia e releia um bom livro, tenha sempre um livro por perto, isso ajuda a acabar com o tédio quando você tiver no ônibus, por exemplo, se você não quer comprar um livro pois acha caro, baixe da internet, muitos sites disponibilizam de graça, procurem por resenhas, assim você não corre o risco de comprar um livro ruim, mas procurem mais de uma resenha do mesmo livro, porque as opiniões são diferentes, trace uma meta, e tente cumprir, vá a bibliotecas, o clima é muito diferente. E para quem lê exageradamente, calma, não vá com tanta pressa, você lê muito e não lembra do que leu? Então é a mesma coisa de não ter lido.

Essa foi minha dica para vocês, criem o hábito de ler, vocês não vão se arrepender, eu garanto, e se quiserem uma dica, só comentar aqui em baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário