domingo, 16 de março de 2014

[Resenha] Uma lição inesquecível

Autora: Laura Schroff  Co-autor: Alex Tresniowski
Editora: Universo dos livros
Páginas: 254
Sinopse: – Com licença, senhora. Tem uma moeda? Tô com fome. Manhattan, Nova York, 1986. Foi assim que começou essa história no mínimo improvável. Ela, uma diretora comercial bem-sucedida de 35 anos no auge da carreira. Ele, um garotinho negro de onze anos que sobrevivia pedindo esmolas na rua. Cada um seguia sua vida em mundos geograficamente próximos, mas completamente distantes um do outro. Até que algo inexplicável, uma espécie de fio invisível, os une de maneira permanente. E a vida deles – essa vida que, de formas distintas, já parecia tão consolidada e firme tanto para ela quanto para ele – mudará para sempre. Como eles nunca poderiam imaginar.

  Uma lição inesquecível conta a história de Laura, uma executiva bem sucedida, e Maurice, um menino de rua. É uma história real e bem contada pela própria Laura, auxiliada pelo Alex. 
   Já na introdução vemos como era a realidade de Maurice e como a generosidade de Laura consegue mudar tudo isso. A história discorre a relação dos dois a partir do dia que nossa autora para e resolve ajudar Maurice. Os capítulos do livro oscilam entre a história de Laura com Maurice e o passado de Laura. São capítulos bem contados e fazem o leitor realmente entender a história e embarcar na mesma.


       

 Depois de se encontrarem pela primeira vez, eles passam a se encontrar todas as segundas e, mais adiante, aos sábados e fazem programas diferentes da realidade de Maurice, como jogos de beisebol e passeios a restaurantes, parques e viagens à casa da irmã de Laura. Nessas viagens Maurice encontra outro mundo: a família de Anette, irmã de Laura, é bem estruturada e cheia de amor. 




  O passado de Laura também é cercado de tristeza por conta do jeito bravo do seu pai, que bebia e aprontava todas dentro de casa. Laura sempre manteve uma opinião formada sobre as coisas e conseguiu manter uma cabeça bem feita. 
   No decorrer do livro, Laura conta todas as aventuras que viveu com Maurice e até a parte em que ele deu uma sumida da sua vida, mais ou menos uns dois anos. Mas essa época também é narrada, contando sobre os relacionamentos de Maurice e tudo que ele passou, como o envolvimento com mulheres, casamento e filhos. Quando a mãe de Maurice morre, ele volta pra vida de Laura e ela o aceita como um filho novamente. 
   O livro traz uma lição maravilhosa e por ser uma história real dá mais vida e sentimento à obra. 

     "Porém, eu acreditava e ainda acredito que há uma força no universo que une pessoas que precisam uma da outra''

Laura e Maurice <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário