quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

[Resenha] O Cemitério

Autor: Stephen King
Editora: Ponto de Leitura
Páginas: 612 (Edição de bolso)

Sinopse: Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações de crianças enterraram seus animais de estimação.
Para além dos pequenos túmulos, onde letrar infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.



"Provavelmente é um erro acreditar que exista um limite para o horror que a mente humana pode suportar." Página 343

O livro "O cemitério", conta a história do médico Louis Creed que se muda com sua mulher, seus dois filhos, Ellie e Gage, e o gatinho de estimação da menina, Church para uma grande casa em Ludlow.

Assim que chegam, Louis conhece seu novo vizinho, Jud, um senhor que mais tarde se torna o seu melhor amigo.

Ellie, a filha mais velha do casal, avista uma pequena trilha atrás da nova casa em quanto Louis e Jud conversavam, e fica curiosa para conhecer oque há depois da trilha. Jud, leva a família até o "simitério" de bichos, onde crianças de várias gerações enterram seus bichinhos de estimação.

Ao decorrer da história, a mulher de Louis, Rachel, viaja com seus dois filhos para a casa dos pais e o marido fica em casa com o gatinho de Ellie, porém o gato é atropelado por um caminhão na estrada que passa em frente a casa. Jud, que a essa altura da história já se tornou um grande amigo da família, resolve levar Louis para enterrar o animal. Vendo a aflição de Louis por temer a reação da filha quando soubesse da morte do bichinho de estimação, Jud resolve levá-lo além dos "simitério" de bichos, na verdade em um outro cemitério, onde coisas estranhas acontecem durante todo o caminho para chegar até lá e em momentos depois que os animais são enterrados. Uma oferta atentadora e muito perigosa, mas o pais fazem de tudo para não ver os filhos sofrerem não é mesmo? Acontece que Louis não imaginava que ao enterrar Church no Cemitério Micmac, a sua vida e a vida das pessoas que o cercam teria consequências horríveis.

"Primeiro as flores, agora eu, pensou. O que é mesmo que diz aquela música dos Ramones? Hey, ho, let's, go!" Página 368

Uma história muito interessante, bem escrita, que prende o leitor mesmo com muita narrativa, triste, mas ao mesmo tempo, de certa forma, bonita, por envolver o amor familiar, e muito, muito horripilante, eu achei que não ia ficar com medo, mas as ultimas páginas quase me fizeram infartar haha.

É a primeira vez que leio um livro do Stephen King, e estou completamente apaixonada, os livros de terror e suspense é um dos meus gêneros literários preferidos, e esse com certeza foi o melhor que li até hoje, porque não é só terror, conta uma história maravilhosa e comovente.

Meu personagem preferido é o Jud. Ele tem um papel fundamental na história, é inteligente, amigo e ajuda Louis em tudo, ele é tipo um paizão.

A capa do livro é relativamente feia, mas essencial, porque mostra ao leitor o que ele vai encontrar quando começar a ler o livro.

Eu não vou falar muito do livro, não vou aprofundar na história, porque qualquer coisinha que eu comentar, além do que eu já escrevi, vou acabar dando spoilers, são detalhes, mesmo que mínimos, que fazem uma diferença enorme. Mas, podem ter certeza que oque você espera de um livro de terror, você tem nesse. Gente, é sério, meu coração quase saiu pra fora nas ultimas páginas, e quando eu penso que ta acabando e falo "é só isso? decepção", o finalzinho me faz calar a boca, ou melhor me deixa de boca aberta e me faz querer mais história.

Outro detalhe que gostei muuuito no livro é que o autor, fã dos Ramones, cita bastante a banda que eu sou super fã, além do titulo original levar o mesmo nome de uma das músicas que mais amo do grupo, "Pet Sematary".

King, aborda o amor, o medo, o temor pela morte de uma forma fascinante e estou realmente muito feliz por ter tido a oportunidade de ler uma história tão inteligente como "O cemitério". Recomendo demais para quem gosta do gênero. Nem precisa dizer qual é a nota né?

Nota: 10/10

4 comentários:

  1. olá eu já li esse livro do Stephen king e adorei...
    mundoadolescente2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, o livro é muito bom mesmo.
      Obrigada, pela visita :D

      Excluir
    2. Stephen King é o meu autor favorito! Ainda não li O Cemitério, tá na lista para 2015 e até já tenho o livro. Sua resenha me instigou ainda mais. :D

      http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Estou muito animada para ler outros livros do Stephen King, gostei muito de O Cemitério. E que bom que minha resenha de instigou haha.
      Obrigada pela visita :D

      Excluir