terça-feira, 6 de janeiro de 2015

[Resenha] O diário de Suzana para Nicolas

Autor: James Patterson
Páginas: 131
Editora: Arqueiro 
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

   Eu sinceramente não sei como fazer uma resenha desse livro. Não que seja o mais perfeito do mundo, mas é uma história maravilhosa e simples palavras não vão conseguir descrever o quanto.
    
    Nesse livro conhecemos Katie, uma jovem editora que está desolada com o término do seu namoro com Matt, um poeta por quem ela está perdidamente apaixonada. Um dia depois do rompimento Katie encontra uma caixa na porta de casa com O diário de Suzana para Nicolas. Ela lê cada página e aos poucos consegue entender o porque do rompimento e todo o mistério que cerca a vida de Matt. 

Eu vinha dando voltas e mais voltas sem chegar a lugar algum, vivia no limite.

   Confesso que o final não me agradou porque é algo esperado desde a primeira página (embora eu tenha lido algumas resenhas que dizem o contrário), mas a história em si é algo arrebatador. Eu estava quase terminando a leitura e veio um capítulo que acabou com meu coração e me fez chorar, aí sim foi algo que eu não estava preparada. 
     Me apeguei e me identifiquei MUITO com a Suzana, pela forma como ela encara a vida. As palavras dela me fizeram parar e me perguntar "O que estou fazendo da vida?'' porque ela procura mudar o que acha que está fazendo de errado e viver da melhor maneira possível. É simplesmente difícil parar a leitura, ainda mais por ser um livro pequeno.

  “Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma.”

   Minha primeira leitura de 2015 e posso dizer que comecei bem, e em uma época boa já que início de ano é sempre a mesma coisa, ''renovação'', ''mudança'', ''planos''...
    Indico o livro e a reflexão!       

8 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Acho que é o tipo de livro que nos faz pensar, do tipo "P.S.: Eu te amo", nossa, chorei com esse livro!
    Adorei sua resenha! Teve uma parte que achei que ia dar um spoiler enorme contando o final do livro, mas não o fez, ainda bem rs beijo!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliscia,
      Sou louca pra ler ''P.S: Eu te amo'', está nas minhas leituras desse ano, espero conseguir.
      Fica tranquila, você não vai ver spoiler nas minhas resenhas porque detesto que façam isso comigo kkk
      Beijos

      Excluir
  2. Que toooop, nunca tinha ouvido falar do livro. Agora quero ler. Parabéns pela resenha!! (L)
    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      É um livro lindo, merece a leitura.
      Obrigada *-*
      Beijos

      Excluir
  3. Livros que nos deixam com a pergunta "O que estou fazendo da vida?'' em mente, merecem realmente uma chance de leitura. :D

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse realmente merece, Hugo. A história é uma reflexão e tanto!

      Excluir
  4. Comentando DE NOVO porque meu lindo comentário não encontra-se aqui. Choros.
    Agora fazendo um novo comentário, porque quando fiz o anterior, ainda não tinha lido adiçadhjfaçhjfskjaçfd
    Enfim, o livro é ótimo, mas quis bater na sua cara na hora do susto. MEU DEUS DO CÉU EU CHOREI LENDO Ç.Ç
    O livro é legal, como você disse, o final não é lá grandes coisas e é beem esperado, mas gostei dos tapas marcados nas páginas. E você, COMO SEMPRE, brilhando nas resenhas!!!! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse hahaha não é o melhor livro mas a história é linda!
      Eu brilhando como sempre? Nem preciso dizer o quanto amo suas postagens né? <3
      De nada pelas indiretas! ;*

      Excluir