quinta-feira, 2 de abril de 2015

Preconceito

Olá leitores, como vocês estão?

Hoje, eu vim falar de algo que a muito tempo queria tratar aqui no blog e que, talvez, minha opinião vai incomodar algumas pessoas e o texto vai ficar grande, tenho certeza, e sei que muitos vão ter preguiça de ler, mas eu peço que pelo menos tente e se não concordar comigo, exponha sua opinião, mas por favor que tenha argumento para defender o que acredita, pois não aceito preconceito.

Primeiro, vamos entender o que é o preconceito:

 um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério."


Eu tenho uma matéria na faculdade que se chama Ética e Sustentabilidade. Algumas aulas são chatas, cansativas, mas outras rende discussões interessantes e bem calorosas. Em uma dessas aulas "calorosas", o professor, propôs que fizéssemos um texto, dizendo como educar as crianças nascidas de 2010 para cá, a chamada Geração Alfa. Para desenvolver o texto, ele abriu algumas discussões para nos ajudar no texto e surgiu o assunto do beijo gay na nova novela da Globo. Me lembro de ter ficado P da vida nessa aula, com a chuva de conceitos sem argumentos sobre o assunto e, é disso que vou tratar nesse post hoje.

O que te faz diferente das outras pessoas? Seus gostos, suas escolhas, seus gestos, sua religião, sua cultura, sua educação, sua beleza, sua cor, seu físico ou seu gosto sexual? Sinceramente? Nada disso.

O que te faz diferente dos outros, é a sua capacidade de saber lhe da com as diferenças. O negro, não é diferente do branco e, não estou dizendo que o branco tem preconceito com o negro, porque as vezes até os negros cometem racismo ao se referir aos bracos. O homossexual é tão humano quanto qual quer hétero, eles não vieram de outro planeta e não existe "cura gay", porque eles não estão com doença nenhuma. E qual a diferença entre um cadeirante e uma pessoa que consegue andar? Suas pernas que não são atrofiadas? Suas pernas não lhe permitem andar, mas o seu cérebro continua funcionando, talvez, até melhor do que daqueles que os descriminam. E qual a diferença entre uma mulher de saia curta e uma de saia longa? Apenas alguns centímetros ou metro de panos. O que faz da Hermione, diferente do Draco? "O preconceito é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou hostilidade."

Mas, o que eu quero falar, é sobre a homossexualidade.

Um garoto da minha turma, disse a seguinte frase, se referindo ao beijo entre as atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg na novela: "A Globo, está querendo enfiar na cabeça da população que devemos aceitar o beijo gay". Agora eu pergunto: Onde é que está escrito isso? A Globo, só está retratando uma realidade e não mostrar na TV não vai fazer diferença nenhuma. Até parece que deixar de ver algo na televisão vai te fazer menos pecaminoso. Acordem.

Algumas pessoas estão preocupadas que as crianças vejam isso na novela e acham que irão influência-las. Dai-me paciência. Ninguém vai sair beijando pessoas do mesmo sexo só porque viu na TV, fora que alguns gays vieram de famílias de casais héteros e teve alguma influência? E outra, a novela tem censura, então, o errado é você de deixar seu filho na teve até tarde em quanto era melhor ele está lendo um livro ou dormindo pra poder ir pra escola no outro dia. E as pessoas falam tanto da Globo, até parece que é só na emissora que mostra isso. Por favor, me poupem. E nas novelas, não só da Globo, mostra brigas, mentiras e até mesmo o próprio preconceito que te garanto, é muito mais influenciável que um beijo.

Um outro colega de classe, em outro momento, outra aula, disse que a sociedade não é está pronta para ver essas coisas. Gente, a sociedade não tá pronta pra nada, nem mesmo pra votar, tanto que elegemos corruptos toda eleição. Está pronto ou não, não tem nada a ver com o preconceito... "Ah, não to pronto pra ver isso, vou pro inferno se eu aceitar", para né? 

Muitas pessoas falam sobre Livro Arbítrio, que diz que as pessoas são livres para fazer as suas próprias escolhas. Meu melhor amigo, que é homossexual e uma das pessoas mais inteligentes que eu conheço, me disse uma vez que, essa coisa do Livro Arbítrio é uma besteira, porque ele não escolheu gostar de pessoas do mesmo sexo, ele simplesmente gosta e pronto e não precisa esconder isso de ninguém, porque ele não está fazendo nada de errado.

Um beijo deveria ser a representação do amor e não do preconceito, então, você que não enxerga o quanto é ignorante, acorda pra vida e para de viver no mundinho da sua cabeça, porque isso é ridículo e repugnante. Você que é gay e ainda não teve coragem de assumir nem pra si mesmo, não tenha medo, mostre para a sociedade que você é muito melhor do que eles podem imaginar e que sua capacidade de crescimento na vida, é igual ou maior que a deles.

"Não julgue alguém pela sexualidade quando você não quer ser julgado pelo caráter." Jean Lacerda

Era isso que eu tinha pra falar, apesar de que gostaria de dizer muito mais, porém, não são todos que vão entender.

Beijos, até mais.


6 comentários:

  1. Oie , tudo bom?

    Parabéns pelo texto, acho o preconceito uma coisa tão baixa, e eu achava que conforme o tempo fosse passando iria passar mas vejo que não.

    Mas mudando de assunto, te indiquei a responder a uma tag. Depois quero ver as respostas.

    Bejux ;)

    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/2015/04/tag-ilovemyblog.html#more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, obrigada! Realmente, parece que nunca vai mudar, por isso precisamos questionar.

      Muito obrigada por ter me indicado, em breve vou fazer :D
      Beijos

      Excluir
  2. As vezes acho que diminuiu um pouco o preconceito das pessoas, outras vejo que não... enfim... é dificil!
    Parabéns pela iniciativa de escrever o texto e pelo texto em si. Realmente é dificil falar de um assunto que talvez algumas pessoas não queiram "ouvir".
    Cada vez mais a sociedade tem que parar com esse preconceito bobo e prestar atenção nas coisas que realmente devem ser punidas e melhoradas, o que é claro que não são os gostos das pessoas. Não é verdade?!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo com você, as pessoas deixam de resolver o seus problemas, para resolver a vida dos outros. É um preconceito totalmente idiota.

      Excluir
  3. Adorei seu texto. Acho que as pessoas deveriam aceitar que existe essa diferença no mundo e que não precisa tratar as pessoas como se fossem doentes ou contagiosas. é uma falta de respeito que é inaceitável. Uma coisa é a pessoa não aceitar e ficar na dela e outra é não aceitar e repudiar isso. É uma coisa muito triste, mas acham isso algo normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, as coisas que eu ouvi na sala de aula sobre o assunto foi repugnante, eles falam sem nem ao menos conhecer. É inaceitável.

      Excluir