segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Capa da Semana

Olá leitores, como vocês estão?

Hoje tem a primeira "Capa da Semana" do ano Uhuuuuu.

Em 2016, a capa da semana vai ser um pouco diferente. Em vez de, simplesmente, comentar sobre as capas, irei fazer uma ficha de avaliação, onde cada quesito receberá uma pontuação de 0 a 5 pontos. No final, os pontos serão somados e no final do ano, a capa que tiver a maior pontuação ganhará como a melhor do ano e a capa que tiver a menor pontuação, será a pior do ano. Outra coisa, esse ano, também julgarei a orelha do livro.
Essa semana, a capa é do livro A Verdadeira Bela, da autora Li Mendes. Eu já queria falar dessa capa antes mesmo de comprar o livro. Foi tipo amor a primeira vista, eu olhei pra capa, a capa me olhou e eu já disse: "Essa vai para a Capa da Semana". Então, vamos a avaliação, mas antes, entenda o que está sendo julgado:

Legenda:
Cores - É a cor ou o conjunto de cores usado na capa
Ilustração - É a foto, imagem, desenho, simbolo ou quaisquer outras ilustrações usada na capa
Designer - O Designer seria toda a capa em si, mas aqui julgarei "designer" aqueles efeitos de relevo, verniz localizado, etc.
Fontes - É a fonte usada nas letras do título
Orelha - É a parte da capa que normalmente se usa para marcar as páginas do livro.
Verso - É, simplesmente, o verso da capa.
Total - É a soma da pontuação dos quesitos.


FICHA DE AVALIAÇÃO - Primeira Semana


Comentário:


Da para notar que a capa é tão bela quanto o título do livro, não é mesmo? O conjunto de cores usado, deixou a capa muito fofa, o que agrada olhar. A ilustração do casal, deixa um ar do que iremos encontrar na história, por isso ficou tão legal. A fonte usada no título é linda, o que deixou a capa ainda mais meiga.

A capa perdeu pontuação no designer, porque não tem nenhum efeito. O certo seria eu zerar o quesito, mas mesmo assim, aquele brilho natural de capas sem efeito, deixou a cor do livro destacar. E no verso, perdeu pontuação, porque, na minha opinião, tem muita coisa escrita, e como eu já disse no ano passado, gosto de versos com pouca coisa escrita ou com comentários de quem leu, assim a gente naturalmente abre o livro para procurar pela sinopse, que estaria na orelha, junto com um pouco sobre o autor. No caso de "A Verdadeira Bela", os comentários estão na orelha e a sinopse no verso, por isso tirei um ponto. Se não fosse por um único detalhe, teria tirado mais pontos, que é o título do livro no verso no canto direito em vertical, ficou simples e muito bonito. Mas a orelha recebeu pontuação máxima por seguir as cores chamativas do restante da capa. (Lembrando que isso é só a minha opinião e sei que muitos não irão concordar).
Então, essa foi a primeira capa da semana. Deixe seu comentário e me diga o que achou da capa. Dê sua opinião sobre o que eu comentei, se concordam comigo ou não.

Beijos, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário