sexta-feira, 22 de julho de 2016

Livro x Filmes

Olá leitores, como vocês estão? Eu estou muito feliz, porque finalmente irei estrear a coluna Livro x Filmes aqui no blog. Vou explicar mais ou menos como vai funcionar, mas já da pra ter uma ideia pelo nome.

Nessa coluna irei comentar e fazer uma comparação entre o livro e sua adaptação para o cinema ou vice e versa. No final, irei dizer qual é melhor, o livro ou o filme. Prometo tentar não dar spoilers, mas em alguns momentos acho que isso será inevitável, mas avisarei quando tiver.

Na estreia da nova coluna, eu trago a vocês um clássico de Stephen King, O Cemitério, no qual o título original da obra é Pet Sematary, inspirado na música de mesmo nome, da banda Ramones. O filme se chama Cemitério Maldito, e o nome original também é Pet Sematary.

Aqui no blog tem a resenha do livro, então vocês podem entender melhor clicando aqui, pois vou falar brevemente do que se trata a história e na sequência, mais detalhado e com as minhas opiniões, as diferenças entre o livro e o filme.

Que comece a disputa...


A HISTÓRIA

No livro e no filme, O Cemitério e Cemitério Maldito, respectivamente, vocês vão conhecer a história do médico Louis Creed, que se muda com sua família para uma casa maior em Ludlow. A trama gira em torno do mistério de um "simitério" para animais, onde, por gerações, era enterrado os bichinhos de estimação das crianças da região e de um outro cemitério que existe mais além daquele local, o Cemitério Micmac.

O lado sombrio da história começa quando Louis tem uma experiência nada agradável com um estudante que morreu em um acidente trágico. Daí pra frente só é tensão. Outro fato sombrio e que é o mais importante da história, pois dará início a grande história criada por King é quando o gatinho de estimação da filha mais velha de Louis é atropelado e o médico, com a ajuda de seu vizinho, que tem uma papel muito importante, resolve enterrar o bichinho no cemitério Micmac. Neste lugar, tudo que é enterrado, volta a vida, então já da pra imaginar que não voltam do mesmo jeito que eram, né?

A COMPARAÇÃO

Sabemos que é impossível colocar todos os fatos de um livro, em um filme, mas se tem algo que detesto em algumas adaptações é a alteração de fatos. Isso acontece em o Cemitério Maldito. Um dos personagens, que tem um papel bem legal na história, se tornou uma outra pessoa no filme e foi simplesmente ridículo, pois o personagem se tornou alguém sem a menor importância e totalmente sem graça. Todavia, isso não tirou toda a emoção.

Falando em personagens, todos (exceto a citada acima) que aparecem no filme possuem características muito parecidas com a do livro. Como eu li antes de ver o filme essas características ficaram mais evidentes ainda.

Uma das cenas mais sombrias, na minha opinião, são as aparições de Pascow, principalmente sua aparência, que tanto no livro, quanto no filme me deixou bem chocada. A cenas da irmã da mulher de Louis também são bastante sombrias e no filme isso ficou bem legal, como no caso de Pascow.

Vamos agora ao gato: no livro, ele é um animalzinho aterrorizante e as descrições de suas cenas são assustadoras, mas no filme, ele é sem graça e não da medo algum.

Além disso tudo, muita cenas de extrema importância foram omitidas da história, como (SPOILER, leiam apenas se quiserem) a cena de quando Louis foi buscar o corpo de seu filho no cemitério, o momento em que ele desenterra e leva até o outro cemitério. Estava no filme, porém não tinha tudo ou pelo menos um pouco mais de como é descrito no livro, que é muito mais tenso. E antes disso, mais no início do livro, quando é descrito a caminhada de Louis e Jud até o cemitério Micmac pela primeira vez, o autor descreve barulhos e vultos muito apreensivos que me deixaram com muito medo, mas no filme, simplesmente, não tem. (FIM DO SPOILER)

O final do livro e do filme são igualmente aterrorizantes e as cenas muito parecidas, isso eu gostei bastante.

Lembrando que é um filme antigo e na época não tinha as mesmas tecnologias de hoje e, ainda assim, muitas cenas me deixaram com medo. Porém, o livro é mil vezes melhor que o filme. Então, quem ainda não conhece Stephen King, leiam esse livro, foi o meu primeiro livro do autor e foi ele quem fez eu apaixonar-me pelas histórias do mestre do terror.
Então, espero que vocês tenham gostado e se vocês já leram o livro, viram o filme, ou desejam conhecer a história, deixem a opinião de vocês aqui. 

Beijos, até mais! 

10 comentários:

  1. Eu não leio e nem vejo porque morro de medo kkkkkkkkkkkkk misericórdia, só de ler já deu medo e estou indo embora!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu morro de medo! kkkkk,
    mas, sabe eu adoro ler e ver o filme depois p ficar comparando. kkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique com medo Flávia, um pouco de adrenalina faz bem hahaha
      Eu também adoro!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Nayara, eu estou lendo meu primeiro livro do Stephen King, a narrativa dela é maravilhosa, espero poder ler esse também!
    Em relação ao filme eu assisti alguns pedaços, mas não me chamou a atenção exatamente por ser antigo.
    Beijos!

    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei curiosa para ver o filme justamente por ser antigo hahaha, gosto de filmes antigos, dão mais medo! Tenho certeza que você vai gostar, depois me conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Nayara!
    Li esse livro há alguns anos, mas nunca consegui assistir ao filme :( nunca achei pra alugar e tal e acho que nem procurei na Internet haha
    Ali no começo você diz que o livro tem o nome baseado na música do Ramones mas é o contrário, não? De qualquer forma, a música é muito foda, assim como o livro! Eu dormia de luz acesa na época kkk

    Beijos,
    Kemmy|Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kemmy! Não, é isso mesmo. O título do livro foi inspirado no nome da música, pois King afirma ser muito fã dos Ramones e se inspirou na música. Tanto que na história ele cita a banda duas ou três vezes se não me engano.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei com o livro, um livro que me prendeu a cada página, me deu muitos sustos no meio da madrugada lendo rsrs, então eu corri pra assistir o filme, pois, queria ver se os personagens que imaginei eram iguais no filme, o filme segue bem o filme em algumas cenas e eu achei legal também, não tanto quanto o livro, mas legal rs

    ResponderExcluir