segunda-feira, 7 de novembro de 2016

[Resenha] O amor nos tempos de #likes


Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues,
Hugo Francioni e Pedro Pereira
Páginas: 272
Editora: Galera Record

Sinopse: Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).

"A internet é cruel demais para quem não sabe lidar com os comentários."

No primeiro conto, você conhecerá Liz, uma youtuber famosa que irá visitar a família em outro estado e no aeroporto conhece um garoto. Ela, no seu mal humor, o trata mal e ele acaba fazendo o mesmo. Mas, por ironia do destino, os dois estão indo para o mesmo lugar, e seus acentos no vôo são lado a lado. O garoto morre de medo de aviões e Liz acaba o ajudando e os dois se envolvem cada vez mais.

No segundo conto, você irá conhecer uma garota do ensino médio, que é muito fã de um youtuber que tem um canal de música. Ela ganha uma viagem para Búzios para comemorar seu aniversário de 18 anos. Em um encontro a cegas, ela conhece um garoto muito legal e no final tem uma grande surpresa.

No terceiro conto, você conhecerá Julio e Ramon. Eles se conheceram na internet e se tornam muito amigos. Depois de alguns meses conversando. Júlio convida Ramon para passar um tempo na cidade dele. Então, os dois acabam vivendo uma história de amor.

"O ódio e o amor caminham juntos. Muitas vezes eles são usados como disfarce. Pessoas que nos odeiam se fingem de amigas para aplicar o bote. E pessoas que nos amam fingem odiar por ter medo de amar."

Em Amor em tempos de #like o leitor conhecerá três histórias de amor que, de alguma forma, terá ligação com a internet.

Esses contos foram escritos por quatro youtubers que se uniram para, de um modo diferente, reproduzir famosas histórias de amor, como Romeu e Julieta.

A primeira história, é muito fofa, apesar de um pouco clichê, bem menos que as outras, mas ainda clichê. 

O segundo conto começa bem chato e enrolado, mas vai ficando mais interessante ao longo das páginas, porém é um romance bem água com açúcar.

Por fim, a terceira e última história, tinha tudo para ser a melhor do livro, por se tratar de um casal gay, mas não foi como esperei. É o mais previsível dos contos e o mais enrolado.

Não gostei do final de nenhuma das três histórias, se fosse mais desenvolvido, o que eu acredito que poderia ser, pois o livro não é tão grande, seriam histórias bem mais legais, até porque se trata de releituras.

Amor em tempos de #like não é um livro ruim, mas poderia sim ser muito melhor, por todas as criticas que coloquei nessa resenha.

Darei uma nota não tão alta, mas quero que vocês saibam o livro merece ser lido, pois é uma leitura rápida e até da pra gostar dos personagens.

"Ninguém nos ensina como evitar uma decepção. Sentir que persistiu ao lutar por uma amizade é mais forte do que a dor de perdê-la tão de repente."

Nota: 3,5/5

Então, o que acharam do livro? Vocês leriam uma releitura? Deixa seu comentário, vamos debater um pouco! 

Beijos e até mais!

52 comentários:

  1. oie, eu estou super interessada no livro, até por que acho muito bacana essa proposta de releituras, mas conheço o estilo de contos e raramente eles me prendem, por isso nã vou com muitas expectativas. Achei bacana os autores terem pego histórias que foram escritas em um tempo que nem existia internet e trazê-las para a nossa realidade. Uma pena que os contos não tenham sido bem finalizados, mas que bom saber que mesmo assim você recomenda a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara!
      Eu também fui sem expectativas, até me surpreendi por não ter detestado o livro. A finalização de um conto é essencial para que eu goste, já que são histórias tão curtas, mas leia, vc pode se surpreender.

      Excluir
  2. Olá,
    Livros de contos e escrito por vários autores não é muito a minha praia, mas este livro de certa forma me chamou atenção, o 'titulo por si só já retrata a realidade de hoje, além disso, achei as frases bem fortes e isso me chamou bastante atenção.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto de contos, mas esse achei clichê demais. Concordo, as frases realmente são fortes, isso gostei bastante.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá
    Eu também já li esse livro e gostei bastante dos contos, acho que todos tem uma essencia muito especial e própria, por isso não tenho nem como definir um preferido. A temática é muito real e isso garante reflexões ótimas, especialmente para quem procura algo relacionado. E, ah, adoro releituras <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Que bom que você gostou, uma pena que eu não tenha gostando tanto quanto você, mas já fica a dica para os demais interessados, afinal todos temos gostos diferentes!
      Também adoro releituras *o*
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Naiara eu gostei do livro, menos do conto da Bel, mas os outros dois, achei bem originais, ainda que sejam releituras. Meu favorito foi o terceiro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi, o conto que mais gostei foi o da Pam, o da Bel eu achei que ia ser um conto diferente, falando de amizade, mas ai parece que do nada mudou o rumo. O último eu esperava muito mais dele, mas não rolou!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Nayara!
    Sempre via esse livro por aí, mas não sabia ao certo sobre o que era. Apesar de não ser a inspiração para o primeiro conto, a premissa dele me lembrou muuuito "A probabilidade estatística do amor à primeira vista", com essa coisa dos dois estarem lado a lado no mesmo voo, indo para o mesmo lugar e o medo de avião.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!!
      Super concordo com você, mas até que a história não é ruim, foi a que mais gostei!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá. Não sei se sou a única, mas tenho um certo preconceito com livros escritos por youtubers. Acho que não tinha previsão, sei lá... Mas por outro lado é um livro que vende, principalmente entre as pessoas mais.jovens. Não sei se era uma leitura que faria, mesmo amando releituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Você não é a única, também tenho preconceito, mas ganhei esse livro e resolvi tentar ler. Me surpreende, acho que você deveria tentar, quem sabe, né?

      Excluir
  7. Nossa, achei a história bem legal, bem contemporânea. Muito divertida essa proposta de quatro contos escritos por youtubers para tratar de um tema universal que é o amor. Muito bacana. Que pena que você não gostou tanto, o livro tinha tudo pra ser envolvente e diferente :(


    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Laura! Tinha tudo para ser diferente, mas acho que não ficou bem finalizado, uma pena.

      Excluir
  8. Olá...
    Geralmente não me sinto muito atraída por livros de youtubers, mas, para minha surpresa, ando muito interessada nesse livro. Achei genial a forma que os autores trabalham sobre o amor. Acho que de todos os contos irei gostar mais do da Pam.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane!
      Então, eu também não me sinto atraída, admito que há até um certo preconceito, mas esse até que me surpreendeu, apesar de não ter gostado tanto. Mas leia e me conta o que achou! Eu adorei o conto da Pam, se fosse mais bem finalizado, seria maravilhoso!
      Beijos

      Excluir
  9. Eu não gosto muito de livros de youtuberes e não estava animada para esse, mas quando comecei a ver o povo comentando eu fui ficando curiosa, mas... sabe que nunca me bateu uma vontade de comprar para ler! Eu gostei de ver a sua opinião e pelo que eu percebi, o livro é bem o que estou esperando mesmo, nada demais, sem muita coisa atraente e apenas uma leitura legalzinha para quando não tiver mais nada para se fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me entende perfeitamente Beatriz! É exatamente isso, uma leitura legalzinha para quem estiver atoa.

      Excluir
  10. Oi Nayara, tudo bem?
    Acredito que essa seja a primeira resenha que leio onde alguém ressalta os pontos negativos e fiquei feliz com a sua sinceridade. Sei que os contos devem ser bons mesmo e que é possível se afeiçoar aos personagens, mas compreendi que não é algo assim tão extraordinário. Certamente uma leitura a ser feita a uma tarde de domingo, bem rápida e tranquila.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo ótimo!
      Contos tem que ser muito bem construídos, porque são história curtas demais, então é muito fácil se perder e acabar não tão bem assim, mas vale a leitura de qualquer forma.
      Beijos

      Excluir
  11. Olá
    Estou super curiosa para ler esse livro, amo releituras.Mas não é a primeira resenha que vejo que diz que tem algumas partes que os autores enrolam e que o final de todos os contos são mais que previsíveis.Muita gente esperava muito mais então por isso vi muitas pessoas se decepcionado.Eu quero muito ler, pois creio que é uma ótima pedida.A capa está uma doçura.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um bom livro para ler, apesar de todos os seus pontos negativos, porque da pra ler ele rapidinho e se alguém tiver de ressaca literária, deve ajudar hahaha. A capa é um amorzinho!
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu sempre fico com o pé atrás quando o assunto é Livros escritos por Youtubers. Esse é um dos principais motivos que me desmotivam a conhecer s história desses livros. E os contos também não chamam muito minha atenção.
    Vou deixar a dica passar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas Camila, não gosto muito de livros de youtubers, mas esse é bem diferente dos livros dos outros youtubers, dê uma chance, quem sabe você curta?
      Beijos

      Excluir
  13. Gosto quando o tema do livro envolve relações por internet e por isso já tenho vontade de ler o livro há um bom tempo. Achei interessante o último conto se tratar de um casal gay e certamente também esperaria mais da leitura, mas uma pena ela não ter sido tão boa. Os outros dois apesar de parecerem clichê, devem ser bons também.

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena o último conto não ter sido grandes coisas, porque tinha tudo para ser o menos clichê de todos, mas não rolou. Leia, acho que você irá gostar.

      Excluir
  14. Oi!

    Eu acho que esse livro poderia ser melhor, se os autores já fossem mais experientes. Eles precisam amadurecer muito. Tenho curiosidade nos contos, mas não muito, tanto que nem li ahah mas eu adorei suas considerações, espero poder ler e fazer uma boa leitura, mas nem vou esperando muito. =)

    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise (amei seu nome)
      Eu não acho que seja por falta de experiência, porque a Pam, por exemplo, tem outros livros publicados e eles são bem avaliados. Acho que foi mais uma questão de menos elaboração, sei lá. Mas leia e me conte o que achou!
      Beijos

      Excluir
  15. Oiee ^^
    Nossa, eu gostei tanto do terceiro conto! Eu adoro histórias com personagens LGBT, então estava mega curiosa para conhecer os dois protagonistas, e os adorei! Queria tanto que os autores escrevessem um livro à parte para continuar essa história...hehe' Também gostei do da Pam, mas não me convenceu totalmente, e o da Bel, menos ainda.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O terceiro foi o que eu menos gostei, pq eu esperava muito mais dele, ai acabei de decepcionando, mas os dois personagens são uns fofos. Eu gostei mais do conto da Pam, acho que ela soube desenvolver muito mais, mas ainda faltou algo.
      Beijos

      Excluir
  16. Olá Nayara,
    Pelo visto nos três contos houve falta de desenvolvimento e um final marcante. Confesso que até tinha curiosidade de ler os livros, mas a minha vontade foi se perdendo aos poucos. Ao passo que tinha ficado intrigada por conta do livro ser baseado em clássicos, meio que perdi a vontade por causa disso.
    É uma pena que a leitura não tenha te agradado tanto;
    Vou deixar a dica passar e não darei uma chance ao livro.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, é uma pena mesmo a falta de desenvolvimento, mas não deixe a dica passar, pode ser que você se surpreenda.
      Beijos

      Excluir
  17. Olha, eu sou mega preconceituosa com esse tipo de livro. Não tive a oportunidade de lê-lo, mas também pouco me interessei e confesso que ouvi falar bem pouco a respeito também. Lendo suas impressões só me desanimei mais ainda. Pelo menos não é um livro péssimo, mesmo não sendo muito bom.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelmaliana, eu também tenho um certo preconceito, mas é bom conhecer, porque acabamos julgando sem conhecer. Dê uma chance, talvez vc acabe gostando.
      Beijos

      Excluir
  18. Adoro pam e bel mas fiquei pensativa sobre ler esse livro, vi que os contos eram inspirados em clássicos e tenho medo do que elas possam ter feito, como podem ter "reescrito" por isso, nao comprei pra nao me decepcionar kkk acho a ideia bacana, e acredito que por serem contos, nao puderam aprofundar tanto nos personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara, eu acho que mesmo que seja contos, os personagens podem ser mais bem desenvolvidos. Não estou comparando, até porque é um autor com muito mais experiência, mas o Stephen King escreveu um livro com contos e os personagens eram maravilhosos, ainda que as histórias fossem bem curtas, então eu acho que o tamanho de algo não te impeça de desenvolver melhor.

      Excluir
  19. Por um lado, curto muito releituras; por outro, não gosto de contos exatamente por normalmente não achar o final bem trabalhado, e esse é o principal motivo pelo qual estou fugindo desse livro. Mas tenho o meu exemplar e talvez eu resolva ler, vamos ver. De qualquer maneira não sou fã de histórias previsíveis, e acho que minha chance de gostar é bem pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, eu adoro contos e é verdade que alguns não tem finais muito bem trabalhados, mas outros surpreendem por isso, um exemplo são os contos da Karen Alvares, eu amo! Tente ler esse livro, quem sabe você acabe se surpreendendo?
      Beijos

      Excluir
  20. Olá,

    Eu realmente não gosto muito de contos, no entanto, esse em especial me atraiu, dado a temática do livro e por ser releitura de clássicos, o qual eu adoro. Fiquei curiosa para saber mais sobre o conto da Pam, que realmente é interessante e é de um livro que aprecio muito. Suas considerações me deixaram ainda mais ansiosa por esse livro, futuramente pretendo comprar o meu.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom as minhas considerações te deixaram ansiosa, uma pena que eu não tenha curtido muito. Mas boa leitura, espero que goste.
      Beijos

      Excluir
  21. Oi, Nayara

    Eu ganhei esse livro no Mochilão da Record.am Até comecei a dar uma lida no conto da Pâm, mas achei bem bobinho e deixei de lado. Pretendo continuar, claro, mas não agora.
    Que pena que sua experiência não foi tão boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, ganhei o meu no Mochilão da Record também, espero que você goste mais do que eu. E realmente o conto da Pam é bonitinho, apesar de bem previsível, foi o que eu mais gostei.
      Beijos

      Excluir
  22. Olá!
    Eu não gosto contos justamente por nunca curtir os finais. As histórias são sempre muito corridas, deixando coisa que podem ser mais desenvolvidas. Gosto muito de releituras, mas por não curtir o gênero e ainda ver que a leitura não foi tão satisfatório deixarei essa dica passar.
    Amei a resenhae e a sua opinião.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen. Mesmo que seja contos, as histórias podem ser sim mais bem desenvolvidas, uso como exemplo os contos do King e da Karen Alvares, são todos muito bem amarrados e com finais surpreendes, personagens bem desenvolvidos em poucas páginas, então não é desculpa. A questão é que você precisa ler um conto mais desenvolvido, indico esses autores, quem sabe você acabe gostando de contos?
      Beijos

      Excluir
  23. Oi
    Gosto de ler contos, mas não são todos que agradam, realmente.
    Sua resenha foi bastante sincera e isso é muito bom, pois não somos iludidos com um título interessante e uma capa bonitinha. Mas infelizmente você não é a primeira a mencionar que o livro poderia ser mais. É assim mesmo. Leituras melhores virão.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia, é uma pena que o livro não tenha sido tão lindo quanto o título e a capa, mas com certeza leituras melhores virão!
      Beijos

      Excluir
  24. Oie
    Tudo bem?
    Então eu fiz a leitura desse livro eu gosto de contos li ele no intervalo entre um livro e outro e de verdade eu não gostei dos contos tentei gostar mais não deu certo para mim apesar da minha irmã ter amado todos acho que depende de cada pessoa.
    Enfim amei a resenha valeu a dica.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, eu também não gostei do livro, mas com certeza terá gente que irá gostar.
      Beijos

      Excluir
  25. É realmente uma pena os contos serem tão previsíveis, não? Já conhecia o livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Não sei se ainda leria.
    Por mais que você afirme que vale a pena dar uma conferida, os clichês acabaram me afastando um pouco. Tenho tentado fugir desse tipo de livro e não sei se acabaria gostando ou não.
    De qualquer forma, sua resenha está muito boa.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila, clichês acabam sendo cansativos demais, mas é bom tentar ler, as vezes a gente acaba gostando.
      Beijos

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    Que pena que ele não era o que você esperava, eu li o livro recentemente e gostei muito , para mim foi uma obra completa e bem gostoso de ler. Mas uma pena que não funcionou para você. Mas adorei sua resenha, está muito bem elaborada!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin, que bom que você gostou! Uma pena que eu não tenha gostando tanto quanto você.
      Beijos

      Excluir