sábado, 19 de novembro de 2016

[Resenha] Ponto de Impacto


Autor: Dan Brown
Páginas: 398
Editora: Sextante

Sinopse: Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, a agência espacial aproveita o impacto da sua descoberta para contornar uma grave crise financeira e de credibilidade. 

O peso dessa revelação acarreta sérias implicações para a política espacial norte-americana e, sobretudo, para a iminente eleição presidencial.

Com o objetivo de verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca envia a analista de inteligência Rachel Sexton para a desolada geleira Milne. Acompanhada por uma equipe de especialistas, incluindo o carismático pesquisador Michael Tolland, Rachel se depara com indícios de uma fraude científica que ameaça abalar o planeta. 

Antes que Rachel possa falar com o presidente dos Estados Unidos sobre suas suspeitas, ela e Michel são perseguidos por assassinos profissionais controlados por uma pessoa que é capaz de tudo para encobrir a verdade. Em uma fuga desesperada para salvar suas vidas, a única chance de sobrevivência para Rachel e Michael é desvendar a identidade de quem se esconde por trás de uma conspiração sem precedentes.

"[...] O vento contínuo era, aparentemente, produzido pelo ar frio e pesado que 'fluía' para baixo pelas encostas da geleira como se fosse um rio enfurecido descendo montanha abaixo. - Este é o único lugar na Terra - acrescentou o motorista, rindo - no qual o inferno congela!"

Os Estados Unidos está no meio de uma eleição para a presidência do país. Uma disputa acirrada entre o atual presidente Zachary Herney e o senador Sedgewick Sexton.

A NASA está passando por um momento muito complicado, pois Sexton anda atacando diretamente o programa, acusando a atual presidência de passar verbas para inúteis projetos que nunca geraram retorno, apenas prejuízo.

Com isso, a campanha de reeleição do presidente Herney está cada vez mais ameaçada, mas o que Sexton não contava, era com uma nova descoberta da NASA.

Um estranho objeto foi encontrado no Ártico e ao que tudo indica, essa descoberta pode acabar de vez com todos os ataques de Sexton, tanto ao presidente, quanto a NASA.

Para verificar a autenticidade do objeto o presidente manda para o local uma equipe de 4 pessoas. Tudo estava indo bem e tudo indicava que a descoberta traçaria novos caminhos para a humanidade, mas depois de uma estranha evidência, a equipe teve que fazer mais analises e o que descobriram colocarão suas vidas em risco.

Eles terão que lutar para desvendar esse mistério, além de lutar para salvar suas vidas.

"[...]Sentiu seu pulso acelerar. Teria acelerado ainda mais se ela soubesse que aquele helicóptero jamais chegaria à Casa Branca."

Juro para vocês, nunca estive tão arrependida em minha vida, como estou agora, por não ter lido esse livro antes.

Eu sempre andei um pé atrás com os livros do Dan Brown, por, em duas tentativas, não ter conseguido ler Código da Vinci, mas Ponto de Impacto me surpreendeu tanto, que eu quero loucamente tentar ler de novo.

Sabe quando a gente lê um livro do tipo policial ou que envolve mistérios e ficamos tentando desvendar as coisas, achando que sabemos o que vai acontecer ou que os próximos fatos estão super evidentes? Então, Ponto de Impacto é um desses tipos de livros, mas eu prometo a vocês, dificilmente vocês irão acertar sobre o que vai acontecer nos capítulos seguintes.

A primeira coisa que me agradou nesta leitura, foi a divisão de capítulos. Narrado em terceira pessoa, os capítulos são curtos e alternados de um personagem para o outro, o que facilita muito na leitura caso algum dos capítulos sejam chatos demais.

Ponto de Impacto trás questões que te faz pensar se tudo aquilo não é a realidade. Fatos incríveis sobre a NASA, a Casa Branca, astrologia e astrofísica, geologia e muito mais. Eu simplesmente estou encantada com o cenário deste livro.

O mistério vai do início ao fim, mas não é só um, então a história não fica batendo numa mesma tecla, tetando desvendar uma coisa só que, é só final que você vai saber (como ocorre com os livros policiais), alguns dos fatos são rapidamente revelados, te deixando de queixo caído em todos.

E esse final? Gente, não estou sabendo lhe dar. Me desculpem pela palavra, mas foi muito FODA (É só o que eu consigo dizer).

Sei que essa resenha já está enorme, mas eu preciso falar dos personagens. A Rachel Sexton, o Michael Tolland e Corky Marlinson são os melhores personagens dessa história e por mais que no livro diga que Tolland é um cara engraçado, Corky é que deveria ficar com esse titulo, eu ria muito do senso de humor dele.

Juro, não consigo encontrar nenhum ponto negativo na história, apenas que alguns capítulos podem ser um pouco explicativos demais, mas são totalmente necessários para os fatos seguintes.

Vocês já devem está cansados dessa resenha, então só digo uma coisa: leiam Ponto de Impacto. E eu só atrasei a postagem do blog por causa do livro, não consegui desgrudar.

Nota: 5/5

"[...]Havia acordado naquele dia sem a menor noção do que ia acontecer. Vida extraterrestre. A partir daquele dia, o mito mais popular dos tempos modernos deixava de ser um mito."

Agora me contem vocês... já leram esse livro ou algo do Dan Brown? Gostaram? Me digam o que acharam dessa história. *o*

Beijos 

9 comentários:

  1. Achei incrível sua resenha, fiquei ansiosa só de ler e imaginar o que poderia me esperar nessas páginas, até porque amo suspenses dessa forma, acho a narrativa alternando em terceiras pessoas muito boa e nos instiga ainda mais a tentar descobrir o que vai acontecer. Ótima resenha, muito bem escrita!!

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente adoro Dan Brown, mas esse livro ainda não li. Não fiquei nada cansado com a resenha, pelo contrário, só vontade de correr e pegar o livro para ler. Realmente os livros do Dan tem essa característica de nos surpreender a cada página, muitas vezes, revelando algo surpreendente. Ótima resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  3. Que bom de ler uma resenha sobre um livro do Dan Brown. Eu gosto muito dos livros dele, já li todos e fico louca para que ele logo lance mais um. Todos os livros dele são muito bons e adorei saber que vocÊ gostou tanto assim desse livro. É realmente uma trama maravilhosa e quanto mais a gente lê, mas a gente quer terminar o livro, mais quer saber o que vai acontecer e quando a gente chega no final, sente falta da leitura.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da resenha, pretendo ler... Em minha opinião, os livros escritos por Dan Brown são maravilhosos, gosto muito do jeito de escrita dele, dos detalhes que coloca em cada história. A cerca de 1 semana terminei de ler o simbolo perdido e como você mesmo disse sobre o ponto de impacto, o simbolo perdido também traz a tona vários mistérios que nos deixam de boca aberta rs, eu recomendo bastante ler esse livro também!!

    ResponderExcluir
  5. Os livros de Dan, sempre me chamaram atenção pois o autor sempre nos traz fatos surpreendentes. Momentos marcantes fazem parte deste livro, pelo que percebi nessa sua resenha, e essa conspiração na NASA e todas as descobertas escondidas sempre me fascinaram e não só a mim como vários leitores. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu nunca li nada do autor, apenas assisti o filme e gostei muito da premissa pregada.Estou nessa vibe de livros que tem algo a ser desvendado, pois isso deixa o leitor sedento por mais.Fica até difícil não se sentir atraída pelo livro vendo você tecer elogios.Realmente a premissa é muito instigante, a capa é maravilhosa o conjunto da obra parece ser maravilhoso.Dica anotada.Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olha, astrologia, astrofísica e geologia são temas que me deixam confusa demais e saber que essas coisas estão presentes no livro meio que me faz desistir da leitura, por mais que eu goste de narrativa alternada e que você tenha elogiado tanto o enredo e achado tão bem construído. Pode até ser que um dia eu mude de ideia, mas inicialmente a leitura não me atraiu, fora que fiquei com medo dessas partes muito explicativas.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Sinceramente esse tema do livro me deixam bem confusa, mas ao mesmo tempo eu tenho muita curiosidade, por que a sinopse e sua resenha me instigaram bastante. Amei... Parabéns!! Vou virar freguês aqui. haha

    bjs <3

    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  9. Oi Nayara, ainda bem que você mesmo com um pé atrás deu uma chance ao autor, e que bom que valeu a pena. Eu sou fã dele, mas não li este ainda, apesar dele já está na minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir