domingo, 8 de janeiro de 2017

Projeto "Escrevendo Sem Medo" - 2017

Olá, leitores!

Hoje eu tenho uma mega novidade. Uma novidade que eu nunca pensei que um dia postaria aqui no blog.

A Thamiris Dondóssola do blog Historiar criou um projeto chamado Escrevendo sem medo. Neste projeto escrevemos um texto para cada mês, cada um com um tema diferente e definido pela Thamiris.

Temos um mês para escrever o texto e postar no blog, colocando a imagem do projeto. Todos podem participar, mas entrem no blog Historiar e deixe um comentário na postagem do projeto falando que você vai participar, para que eles possam acompanhar também.


Vamos aos temas de 2017 para o projeto Escrevendo sem medo

Janeiro: Das coisas mais importantes na minha vida.
Parece um tema simples, mas algumas vezes, as coisas mais simples se transformam nas mais complicadas. Escrever sobre as coisas mais importantes de sua vida, das mais simples até as mais complexas, sinta-se a vontade.

Fevereiro: O poema da festa perfeita.
O tema é um desafio. Eu tenho dificuldades para escrever poemas, então decidi me desafiar. Aqui, você vai escrever um poema descrevendo como seria a festa perfeita para você. Faça da forma como desejar!

Março: Um pássaro engaiolado ganhando a liberdade.
Como é se sentir assim? Você também pode comparar as sensações (a sua e a do pássaro) de encontrar a liberdade. 

Abril: Um fato sobre mim para cada aniversário.
Você irá escrever uma lista. Se eu tenho 21 anos de idade, então vou escrever 21 fatos aleatórios – talvez interessantes – sobre mim.

Maio: Se eu tivesse poderes mágicos...
Qual super poder você teria se tivesse a oportunidade de escolher? Pode ser algo “simples”, como o poder de não criar expectativas, mas também pode ser algo fantástico, como ficar invisível. Você escolhe!

Junho: Considerações sobre um fim de semana ensolarado.
Observe a imagem abaixo. Imagine que aquela pessoa é você. Imagine uma estória para essa imagem. O que você fez até tirar essa foto? Como se sentiu? O que aconteceu nesse fim de semana ensolarado?


Julho: O que há de errado com a humanidade? 
Momento para você expor aquilo que observamos com frequência hoje em dia e que faz seu coração chorar. Você pode expor um problema ou vários, a escolha é sua.

Agosto: Eu gosto tanto de você, que até prefiro esconder.
Esse texto funcionará como uma carta anônima. Pense em alguém que você gosta e se declare. Exponha aquilo que faz com que você goste tanto da pessoa, dê dicas de quem ela é, mas não revele para quem a carta se destina.

Setembro: Precisamos conversar sobre...
Você terá algumas opções para escrever esse texto, escolha uma entre elas para colocar no lugar das reticências: machismo, preconceito, gratidão, especismo, felicidade, feminismo, influências.

Outubro: A criança que eu fui gostaria de estar perto da pessoa que eu sou hoje?
Esse tema é bastante comum, já vi bastante por aí, mas eu acho muito importante pararmos para refletir se estamos – ou não – fazendo um bom trabalho como seres humanos adultos.

Novembro: A minha estação do ano favorita.
Revele qual a sua estação do ano favorita e exponha o porquê de tal estação ser a sua favorita. Se você não tem uma estação favorita, fale como você se sente diante de todas elas.

Dezembro: Das coisas inesquecíveis de 2017
É dezembro! Fim de ano! Nesse mês, nós normalmente paramos para fazer um levantamento de tudo aquilo que aconteceu no decorrer do ano. Escreva sobre esse levantamento, conte quais foram as coisas que aconteceram e que você jamais vai esquecer.
Então, para quem não sabe, eu tenho costume de criar histórias, contos para ser mais exata e eu nunca divulguei nenhum dos meus contos, apenas um amigo leu algumas coisas que escrevi. Eu gostei desse projeto principalmente por causa dos temas e será uma ótima oportunidade para que eu tire esse medo de divulgar minha histórias.

Eu amo escrever e trabalho com isso, tanto aqui no blog como Hobbie, quanto profissionalmente na área de Marketing. Então esse projeto vai me ajudar a sair um pouco da zona de conforto, principalmente em fevereiro.

Espero que vocês tenham curtido, assim como eu. Participem também, mas não se esqueçam de passar lá no Historiar.

Beijos!


31 comentários:

  1. Olá
    Eu também amo escrever, por isso posso dizer que esse projeto chamou muito a minha atenção. Realmente faz a pessoa sair um pouco da zona de conforto, por conta das explorações de novas temáticas. Com certeza gostaria de participar. Obirgada pela divulgação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não conhecia o projeto, mas achei bem divertido. Eu já escrevo, então não vou aderir pois já tenho algumas coisas em andamento. Ainda assim, lhe desejo muito sucesso e gostei das temáticas para cada mês, espero que você consiga cumprir a meta.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem? Se eu não estivesse tão focada no meu livro, com certeza participaria desse projeto! E amei a escolha para o texto de Julho! Oh que há de errado com a humanidade!? Muitas coisas, infelizmente! Vou acompanhar de perto seus textos!
    BJss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Essa idéia é bem Foda mesmo em? Eu também escrevo algumas besteirinhas, mas nunca as divulguem nem pra meus amigos e tal, não sei se é baixa confiança ou o que eles irão achar. Estão salvas no meu PC. Enfim, eu adorei. Idéia, e sem dúvidas eu teria um pouco de dificuldade para postar kkk. Espero acompanhar os seus textos durante o ano até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Olá, Nayara! Adorei a iniciativa de vocês de criarem esse projeto, principalmente por apreciar tanto a escrita. Aliás, adorei a proposta para Outubro, é um tema que, sem dúvidas, rende muitos momentos de reflexões. Enfim, estarei aguardando ansiosamente pelos textos.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nayara!

    Fiquei muito feliz quando soube que você iria participar do #ESM, muito obrigada! <3
    Estou ansiosa para ler seus textos e espero que com o projeto, você perca seu medo de divulgar suas histórias.

    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Historiar

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Nossa gostei muito desse projeto!
    Eu estou com uma que é escrever todos os dias, até o momento estou conseguindo manter. Espero chegar até o fim do ano!
    Ótimo post parabéns!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do nome do projeto, pra começar e a forma como você estruturou então, caramba, sucesso certo. Adorei!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Impossível ter notícia melhor! Participei do ESM anterior e simplesmente amei escrever sob os temas do projetos, e é claro, acompanhar os demais :)
    Estou tentada a participar...

    ResponderExcluir
  10. Eu amei a ideia desse projeto, mas só não participo que tem um tema de poesia e sou péssima, entao nem tento mais. Espero que muita gente tenha coragem de participar, incentivar a escrita é super importante.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  11. Oi oi,
    Adorei o Projeto. Sempre é bom ver pessoas incentivando a escrita. Não sou boa em escrever contos, textos ou até mesmo poesias. Mas acho que posso me arriscar em alguns temas. O que chamou a minha atenção foi o de Janeiro, Dezembro e Novembro (meu mês favorito), e com o tema A minha estação do ano favorita ♥
    Quem sabe eu não me aventure na escrita este ano.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. Oi, vi esse projeto lá no Historiador e adorei ideia. Apesar de ainda não ter coragem de escrever, é ótimo ver pessoas se interessando e criando coragem de dividir o seu talento com a gente leitor. Boa sorte e divirta-se. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o projeto, e apesar de não gostar de escrever, adorei e já indiquei pra minha amiga!
    Vou ficar aguardando os seus textos pois amei os temas propostos!

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/2017/01/projeto-escrevendo-sem-medo-2017.html

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu ainda não conhecia esse projeto, mas conforme fui lendo o post e vendo os temas, me deu uma vontade enorme de participar, mesmo eu sabendo que esse ano vai ser bem puxado para mim. Acho que vou participar, ou pelo menos tentar, obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Aí que linda dua postagem a Thami é uma amiga que mora no meu coração. Achei muito legal você ter postado e espero que escreva os textos, há comecei a escrever e estou amando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Muito bom esse projeto. Creio que nunca tinha visto um parecido. Infelizmente eu não escrevo nada, até gostaria, mas não sai nada. É um ótima forma de conhecer novos contos, novas histórias. E uma ótima forma de incentivar ainda mais as pessoas escreverem e a leitura dessas histórias.

    beijos.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, gostei muito desse projeto, como posso fazer para me juntar a ele? Amo escrever, sinto falta disso. Matava essa necessidade jogando RPG, mas o tempo está curto demais para isso e acho que ter certa regularidade em escrita de textos me ajudaria muito!

    Acredito que vou me juntar a este projeto também!!!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá! Eu conheci o projeto através do blog da Thamiris Dondóssola mesmo, ache muito interessante e é uma ótima ideia para quem quer escrever mais. Os temas que ela escolheu ficou muito legal e sendo uma vez no mês não fica apertado participar do projeto. Que bom que você está participando. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Olá eu já tinha visto esse projeto lá no historiar e acho uma boa forma de encorajar jovens autores a escrever. Gostei dos temas que ela escolheu e acho que só não participo porque na minha opinião não tenho talento para isso, como escritora sou uma excelente leitora. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu gosto muito de escrever poemas, mas sempre mostro só pra uma ou duas amigas porque sempre escrevo pra mim sabe? Ano passado minha amiga me incentivou a postar um deles no facebook e foi uma experiência muito legal compartilhar algo que eu escrevi com as pessoas, então o que eu posso dizer para você é: posta sim e vai sem medo! Coloca essa voz pra fora hahaha Amei o projeto, vou aguardar seus textos, em?
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Olá Nayara, tudo bem?

    Vi esta postagem em um outro blog e, assim como disse nele, gosto de escrever, mas não imponho uma meta, um tema. Do jeito que vem, vai. HAHAHAHA..

    Boa sorte!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Nayara...
    Menina eu simplesmente amei esse projeto... ahhhh se eu não fosse timida.... tambem participaria, mas quem sabe?
    Bateu uma vontadezinha aqui haha
    Vou te acompanhar, hein?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Olá, que projeto mais lindo, um desafio para desenvolvermos aquilo que mais gostamos. Se eu não tivesse com o tempo tão corrido, com toda certeza eu participaria, adorei os temas para cada mês.

    ResponderExcluir
  24. OIE
    Eu acho que já tinha visto esse projeto, achei a ideia extremamente legal e criativa, eu vou tentar por em pratica, muito bom o post

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Que incrível!!!
    Uma pena eu não ter esse dom maravilhoso da escrita criativa.
    Vamos aguardar os textos então!!

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Oie!!!
    Desculpe o trocadilho, mas este desafio é realmente desafiador!!!! Alguns meses parecem mais fáceis que outros, mas provavelmente só parecem, pois só de pensar na hora de colocar a caneta do papel e organizar a mente para falar sobre esses assuntos já fico com medo! Mas não seria um desafio se não pusesse a pessoa à prova a todo momento.
    Tenho interesse em participar e assim como você temo o mês de fevereiro, pois poesia definitvamente é o estilo literário do qual fujo!
    Vou tentar ne organizar aqui e se realmente participar, vou te avisar!
    Mil Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá!!
    Muito bacana essa iniciativa desse projeto,louca pra ler seus textos!! Não irei participar desse projeto pq sou péssima pra escrever textos,contos e poesia,prefiro a leitura mesmo,adorei os temas e mal posso esperar pra ler seus textos aqui ;)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/01/beco-club-novo-parceiro-do-blog.html#comment-form

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/01/beco-club-novo-parceiro-do-blog.html#comment-form

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bem? Sério, eu amo tags, desafios e projetos mas sempre acabo esquecendo ou não completando por conta das atribuições do dia a dia mas achei muuuuuuuito legal esse teu projeto. De repente acaba não só incentivando como descobrindo novos escritores, quem sabe? Além disso os temas são muito bacanas e, talvez, de fácil desenvolvimento! Vou me esforçar mais e tentar participar. Meta desse ano: levar um projeto/tag/meta/desafio até o fim! hahahah Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oieee
    O projeto é bem interessante, uma pena não ter inspirações para escrever, senão participava.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oie, eu acompanhei a criação desse projeto e achei ele incrível, pois dará essa grande oportunidade de as pessoas escreverem sobre vários temas. Confesso que dessa vez a falta de tempo não me deixou sequer pensar em participar, mas pretendo acompanhar o desenrolar do projeto e o resultado de cada uma de vocês.

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Esse é o tipo de projeto do qual eu não gosto muito de participar, algumas coisas prefiro deixar só pra mim mesmo, mas vou acompanhar suas postagens com certeza!!

    ResponderExcluir