quinta-feira, 2 de março de 2017

[Resenha] Harry Potter e a Criança Amaldiçoada


Autores: J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne
Páginas: 352
Editora: Rocco

Sinopse e resenha pode conter spoilers dos livros anteriores.

Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia,marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.



Dezenove anos depois, o trio de amigos estão de volta. Agora seus filhos já estão em idade escolar. Harry trabalha no Mistério da Magia e junto com Hermione (agora Ministra da Magia), que está casada com Rony, estão em busca de Vira-Tempos, para destruí-los, com o objetivo de evitar que os tempos sombrios vividos quando Voldemort estava vivo, voltem.

Alvo Severo Potter, um dos filhos de Harry Potter com Gina, vai pela primeira vez para Hogwarts. Ele embarca no Expresso Hogwarts e procura por uma cabine para se sentar e é em uma delas que está o filho de Draco Malfoy, Escórpio. Os dois acabam se dando muito bem e é evidente que dali nascerá uma grande amizade, assim como foi com Harry, Rony e Hermione.

Na escola, Alvo é muito comparado com Harry, já que todos esperam que ele alcance os grandes triunfos do pai. Mas ele não é nada do que esperavam. Não é bom em feitiços, odeia quadribol e foi selecionado para a Sonserina. Por consequência, sua amizade com Escórpio se fortalece ainda mais, o que é outro motivo para as pessoas falarem dele, já que Draco e Harry, sempre tiveram suas rivalidades.

Alvo não se da muito bem com Harry e odeia ser comparado a ele. Querendo concertar algo que julgava ser um erro do pai, ele e Escórpio irão usar um Vira-Tempo para voltar ao passado e salvar uma pessoa que morreu de uma forma cruel. O que não imaginavam, é que essa viagem no tempo pode mudar todo o presente e futuro, colocando toda comunidade bruxa em perigo. As trevas podem retornar.



Só preciso dizer uma coisa a você que pretende ler esse livro: leia, mas saiba que você não vai encontrar a escrita de costume dos livros anteriores, nesta obra. Primeiro porque ele é o roteiro de ensaio da peça, então já sabemos que roteiros não são a mesma coisa que uma escrita livre normal. E segundo, não foi só a J.K que escreveu, teve a participação de outros autores na escrita. Então, não crie expectativas de que vai ser a mesma coisa, mas saiba que é uma história incrível, só não enxergue com os mesmos olhos dos 7 livros anteriores, desta forma você terá uma aventura muito diferente e maravilhosa.

No inicio eu tive dificuldade para me adaptar ao estilo da escrita de um roteiro, porque tem o nome dos personagens indicando que eles irão falar, mas depois a leitura flui maravilhosamente bem.

Quanto aos personagens, eu amei o Escórpio, ele é totalmente diferente do que o pai foi na escola e eu, apesar de gostar do Alvo, as vezes tinha vontade de matá-lo, por causa de suas atitudes e o mesmo digo do Harry agora mais velho. Hermione continua minha diva nerd preferida e Rony continua muito engraçado. Isso, para os fãs da série, foi uma nostalgia maravilhosa.

Nostalgia e surpresa, acho que definiria muito bem Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Foi maravilhoso rever os feitiços, alguns dos personagens e melhor ainda, muitas das teorias que eram especulada pelos fãs.

É um livro que deve ser comparado aos 7 primeiros? Jamais, porque como eu disse, é um roteiro e não uma história normal, super cheia de detalhes e tudo mais. Na peça de teatro, você não precisa detalhes de um cenário ou de um personagem, porque você está vendo. Nos livros, a gente usa a imaginação, por isso é importante a descrição em detalhes. Como o livro Criança Amaldiçoada é o roteiro da peça, não espere algo cheio de detalhes. Mas ainda sim, o roteiro tem o seu brilho e da pra visualizar na mente as cenas. Eu amei.

A edição de capa dura está linda, linda, linda! Se tiver como comprar, compre, porque vale muito a pena. Estou apaixonada.


É mais do que obvio que minha nota será máxima. Eu esperei muitos anos para poder reviver o mágico mundo de Harry Potter de novo. Quando veio Animais Fantásticos e o livro do roteiro original da Peça Cursed Child, eu fiquei muito feliz, mas eu já tinha colocado na minha cabeça, que não seria a mesma coisa. Tinha altas expectativas, mas não de que eu leria uma história como dos 7 livros, e posso dizer que minhas expectativas foram superadas.


NOTA: 5/5 

19 comentários:

  1. Oi, Nayara!
    Não sou fã dos livros de Harry Potter, mas gosto dos filmes.
    Esse livro está muito bem cotado. Fiquei curiosa apenas por conta do Escórpio, justamente por ser um personagem bem diferente do pai e ser bom! rsrs...
    Esse é ótimo para os fãs matarem a saudade, né? ;)
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Terminei de ler a saga original a pouquíssimo tempo e já coloquei esse aqui na lista de leituras para este mês. Esse alerta de que não encontraremos a mesma escrita, é o que mais me preocupa, mas como não quero me distanciar do universo da serie, não quero atrasar muito a leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu já conhecia este livro, claro, e ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :) Estou bem curioso, mas, primeiro, vou terminar a leitura dos sete principais! :)

    Quero fazer a leitura, e já tenho o livro, mas tenho esse receio dos pormenores e tudo o mais, mas vou arriscar, sim! :) ahahah HP e vida :P

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Já li muita resenha positiva e negativa sobre esse livro, por isso li a sua bem por cima, pois quero realizar a leitura dele e já estou ficando meio com um pé atrás de tantas resenhas que já saíram! Mas de qualquer forma, fico feliz que tenha gostado da leitura!

    BJss

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente a grande maioria não curtiu o livro, percebi isso pelas resenhas. Como grande fã de HP, me recuso a ler este livro. Nem para matar a saudade, porque não consigo aceitar o fato de Alvo ter se tornado um mané, não aquele Alvo da estação de trem que questiona Harry sobre a chance de ir para a Sonserina. Considero esse livro muito mais monetário do que algo feito para os fãs. Se a JK quisesse pensar nos fãs escreveria algo sozinha, escreveria uma história mais pertinente... eu pulo essa leitura com gosto.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, o que o pessoal tem que entender, é que a JK não iria publicar nenhum livro depois dos 7 da saga. Esse não é livro qualquer, é ROTEIRO e a intenção não é o livro e sim a peça de teatro. Isso é uma possibilidade, o que acontece com o Alvo vai bem além. No início ele é como mostra no filme, mas você precisa ler para saber o que levou ele ficar assim e acredite, está muito claro os motivos. Dê a chance a história, não tem um pré-conceito sobre ele. Se você tentar, acho que vai entender. Mas é um roteiro, pra peça de teatro e não uma história detalhada.

      Excluir
  6. Oii
    Obviamente que eu já havia ouvido falar deste livro (é possível que algum leitor ainda não saiba da existência dele?). mas esta foi a primeira vez que parei para ler a resenha. Não sou fã de HP (não li os livros, me mate) mas já vi a todos os filmes, então é possível que eu pudesse ler este livro e gostar mesmo não estando envolvida em toda a história anterior. =)
    Adorei a sua resenha, me fez conhecer um pouquinho mais sobre esta obra tão comentada nos últimos tempos.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Nossas impressões sobre esse livro foram bem parecidas.
    Gostei muito da forma como esse livro apresentou vários "e ses" e de conhecer o que vem depois. Juro que queria mais e mais.
    Espero reler toda essa saga em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, ainda não li o livro, as já vi elogios a ele, principalmente pelos fãs... ainda estou no inicio da série, mas espero poder ler assim que terminar!

    Bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Mayara, como está?
    Meu namorado leu comigo esse roteiro e apesar de eu ter amado, acho que a Rowling poderia escrever um livro mais aprofundado sobre a situação até porque acho que esse roteiro daria um livro duca de tão bom. Especialmente porque penso que, apesar deles terem tentado, eles não trabalharam tão bem quanto poderiam os traumas do Harry advindos do passado dele, que eu tenho certeza que daria um excelente plot de trama.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá essa capa é muito bonita com certeza chama a atenção, eu assisti todos os filmes mas não li nenhum livro da série por incrível que pareça, na época em que saíram eu não tinha um hábito de ler com frequência e confesso que não sou muito fã da série, mas eu já imaginava que este exemplar seria diferente de todos os outros e confesso que sua resenha me atraiu e me instigou a ler este livro, acho que não vou me arrepender, bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ainda não li esse livro pelo simples fato de ter muitas opiniões, porém divididas.
    Uns acham bom e outros não.
    Mas pela sua resenha, parece mesmo uma aventura e tanto.
    Talvez me arrisque a essa leitura, mesmo sendo um roteiro. Eu também teria a mesma dificuldade no início.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Este livro está na minha meta de leitura para esse ano e só estou protelando pra ler por não querer que um livro sobre o universo de HP termine de novo >< rs
    Sei que vou ter um pouco de dificuldade na leitura por ser um roteiro, mas acho que vou conseguir me adaptar, como você. Já quero mais Hermione, Rony e o Harry, mesmo que merecendo uns socos rs Quero muito ver o que os meninos vão aprontar! Enfim! Amei a resenha e espero gostar tanto do livro quanto você ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Eu li esse livro e também demorei para me acostumar com a narrativa. No entanto, eu não gostei da história, achei muito fraca e bem bobona, sem propósito Acabei me decepcionando muito. Mas realmente, a nostalgia..... E né, não se deve comparar com os outros livros jamais! Parabéns pela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Recebi esse livro da Rocco e ele ta aqui esperando. Ainda não li os outros da saga, tô na luta pra ler haha. Apesar de vários comentários ruins quero ver o que acontece.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?? Eu sou muito criticada porque embora tenha assistido todos os filmes e gostado MUITO, eu não sou fã do HP a ponto de encarar a leitura. Acho que é muito descritiva e cansativa e por isso não ia rolar. Quando soube do lançamento desse livro, achei que seria uma oportunidade de mudar isso mas o fato de ser todo de diálogos, tipo peça de teatro novamente me afastou da leitura... to começando a achar que não é pra mim mesmo hahahaha Bjossss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Que bom que suas expectativas foram alcançadas e a leitura te agradou tanto :D Eu não terminei de ler a serie HP ainda, mas quero muito fazer isso esse ano, pois adoro o mundo mágico da J.K. Quando concluir, acho que irei esperar algum tempo, quem sabe alguns anos, até pegar A Criança Amaldiçoada, para não ler tudo de uma vez e depois ficar sem nada novo da serie para ler :D Gostei muito de conferir sua opinião sobre a obra!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Menina, te falar, eu sou completamente apaixonada por essa saga... como você, fiquei doida ano passado com o "ano HP" muita nostalgia pra um ano só haha
    Amei a sua resenha, pretendo ler esse livro muito em breve... to em falta com isso e isso está me corroendo kkk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir