quinta-feira, 4 de maio de 2017

[Curiosidades] 6 passos para ser um crítico de cinema

Foi um desafio, confesso que no começo fiquei apavorado em escrever minha primeira crítica de um determinado filme, pois estava acostumado em só falar e escrever sobre os livros do qual eu lia, agora juntou os filmes em minha vida. 


Antes de tudo, deixo claro que não sou jornalista e nem formado em cinema, tanto que minha formação é voltada na área do marketing e publicidade. 

Mas vamos ao que interessa, quero passar um pouco do que aprendi estudando, lendo e conversando com pessoas voltadas para o universo dos filmes. Quero fazer tópicos e um breve comentário, com isso, espero ajudar futuros críticos de cinema. 


- Assista: É o básico! Se você quer se tornar um crítico de cinema o principal é assistir os filmes (óbvio), veja todo tipo de filmes, do clássico ao atual, filmes independentes é uma boa pedida, até mesmo filmes produzidos em diversos países, pois você não vai ficar retido em ver só filmes dos Estados Unidos, por exemplo. Assista todos os gêneros e tenha um olhar crítico. 

- Personagens: Observe atentamente todos os personagens, seja eles primários e secundários, até mesmo os figurantes tem um papel importante para serem observados durante o filme. Perceba se os personagens estão de certa forma transmitindo emoção para os espectadores. Anote tudo!

- Diretor: Conheça outras produções, faça uma pequena comparação de filme para filme, o jeito de trabalho do diretor em cada produção. 

- De crítico para crítico: Leia crítica de outros críticos existe centenas de artigos, dicas e vídeos de outros profissionais na internet, reserve um tempo para estudar e se aperfeiçoar cada dia mais. 

- Use o bom senso: Esse é o fator principal, use o bom senso para escrever sua crítica, se você não gostou de um determinado filme, explique de maneira sensata os motivos e não saia detonando e nem detonando tal filme, isso é desnecessário e antiético. 

- Considerações finais: Assista, intercale entre um clássico e um filme atual, não tenha receios e veja todos os tipos de filmes, mesmo aquele gênero que você não se da tão bem em assistir, o importante é analisar todos, não se esqueça de sempre estar estudando e acompanhar toda evolução da sétima arte.


9 comentários:

  1. Bom senso é o que falta em muitos críticos né menino, fiquei encantada pela sua postagem e achei bastante criatividade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também tive um pouco de medo de fazer minha primeira critica, no caso de série, depois fui ganhando mais confiança, mas ainda não consigo falar de certas coisa por não me considerar apta o suficiente, ter o conhecimento técnico, para isso, então tento deixar sempre claro que o que Eu gosto ou acho bonito.
    Sobre bom senso, tá difícil achar isso nos meios ditos especialista. ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante das dicas. Elas podem também ser usadas para os livros e as críticas feitas ao longo das maia variadas resenhas. Pode ser usada até mesmo para a vida.rs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rafael.
    Acho que essas suas observações valem muito quando se trata de críticas em geral.
    Sou blogueira literária há oito anos e fico besta de ver quanta gente fala de livros que nem ao menos leu! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Achei muito legal suas críticas e com certeza quebrará alguns galhos haha. Pelo menos me ajudou bastante. Eu até me arrisco a fazer recomendações, mas não críticas mesmo, pois sou completamente leiga no assunto. Obrigada pelas dicas e parabéns pelo post, muito útil <3

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Nossa que post mais bacana esse seu em? Sempre que vrj o alguma paisagem de cinema é apenas a resenha do filme kkk. Dar dicas de como fazer isso achei particularmente interessante é sem dúvidas irei seguidas pois ultimamente só meu amigo (José) que faz os posts de filme. Adorei e até mais ver
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rafael
    Adorei as dicas! Também fiquei com receio de escrever minha primeira "crítica" de filme. E na verdade até hoje acho que não consigo falar bem de um filme, mas dá pra expressar o que sentimos assistindo pelo menos.
    Gostei muito das dicas e vou pensar nelas.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  8. Olá Rafael,
    Não gosto muito de cinema, mas aprecio bons filmes, sendo sincera. Achei sua postagem muito bem construída e fundamentada. Acho muito importante, principalmente, que as pessoas usem do bom senso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Já tentei fazer resenha sobre séries, mas não me sai muito bem kkkk adorei as dicas, ajuda bastante a ver quais pontos são relevantes para uma boa analise.

    ResponderExcluir