quarta-feira, 24 de maio de 2017

[Resenha] Blogueiras.com


Antologia
Páginas: 200
Editora: Independente

Sinopse: Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar! Nas páginas desse livro, você conhecerá oito garotas diferentes com um sonho em comum. Seja falando de livros, música, comportamento ou viagem, tudo o que elas querem é compartilhar interesses e fazer novos amigos. No caminho, contudo, elas descobrirão que a blogosfera tem muito mais a oferecer. Embarque com elas nessa aventura e viva o sonho intensamente. Bárbara, Amanda, Mafalda, Valentina, Lilia, Helena, Aline e Clara vão te surpreender.


Quem me conhece, sabe que eu sou apaixonada por antologias, porque eu amo contos. Quando conheci o projeto Blogueiras.com, organizado pela autora Thati Machado, do blog Nem Te Conto, fiquei morrendo de vontade de ler.

Aqui, somos apresentados a oito histórias diferentes, de oito blogueiras e todos os contos estão ligadas, de alguma forma, a blogosfera.

O que é mais legal de ser blogueira e ler um livro como esse? Eu estou lendo sobre a minha realidade, a nossa realidade, nossos sonhos, nossas vontades. Então, o envolvimento é muito maior e maravilhoso. 

Quem tem o costume de ler contos, sabe que existe uma certa dificuldade para se apegar aos personagens, afinal são história muito curtas, o que não aconteceu diferente na antologia Blogueiras.com, mas eu me apeguei a algumas histórias, de tal forma, que eu tinha vontade de ler mais e desejasse um livro exclusivo, só daquele conto.


Outro ponto é a questão de termos muitos autores envolvidos. O livro estará sujeito a receber criticas boas e criticas ruins, pois são escritas e pensamentos diferentes. Eu me apaixonei pela maioria dos contos, mas dois deles eu simplesmente não consegui gostar, porque terminou sem sentido algum, então fiquei tipo: "perdi alguma coisa? Como a história começa incrivelmente boa e termina tão as pressas assim?". Mas ok, isso não tira a grandiosidade desses dois contos, que são bons, mas terminou de uma forma ruim.

Os três contos que mais gostei e mais me envolvi, foram:

1. Sentimentos a vessas (Larissa Azevedo), que conta a história de uma garota que iniciou na blogosfera como forma de tratamento contra a sua depressão. Eu fiquei tão emocionada e comovida com a história, mas senti que não precisava de uma continuação (se tivesse, ótimo, seria maravilhoso), porque o final foi lindo e muito satisfatório.

2. Segredos da Valentina (Thati Machado), conta a história de uma blogueira famosa que está passando por um grande problema que a obriga contratar uma assessoria de imprensa. Como sempre, a Thati vem desconstruindo conceitos e é por isso que eu amei esse conto e estou quase indo implorar para ela fazer um livro solo dessa história.

3. Conversas Literárias (Teca Machado), conta a história de uma blogueira que comprou um computador novo e maravilhoso para poder fazer as resenhas dos livros em seu blog, mas na primeira postagem algo diferente acontece e ela vai parar dentro do livro e tudo indica que isso tem a ver com esse novo computador. Eu fiquei apaixonada por esse conto e é mais um que eu amaria ver em um livro solo. É o sonho de qualquer leitor poder entrar dentro de suas histórias preferidas e eu amaria que isso acontecesse comigo hahaha.


Como eu disse, uma antologia está sujeita a ter criticas boas e ruins, porque são vários contos diferentes e de autores diferentes. Por eu não ter gostado de dois, que minha nota para Blogueira.com, não será máxima. Porém, queiro que você saiba, que essa antologia é uma das melhores eu já li e hoje é uma das minhas favoritas, por isso recomendo muuuito, principalmente para os blogueiros!

NOTA: 4/5 

10 comentários:

  1. Olá, eu também gosto muito de antologias e de contos. Estou com muita vontade de ler 'Blogueiras.com', não só por curtir contos, mas também pelas autoras envolvidas e por trazer blogueiras como personagens. Realmente, um blog pode mudar nossas vidas. Achei interessantíssima a premissa do terceiro conto que você citou, quero muito ler, especialmente após ver sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Ja tinha lido comentários a respeito e parece ser ótimo, em especial por conta de nossa identificação sendo blogueira. Acredito que é ainda melhor porque podemos ter novas ideias ao ler o texto. Adorei saber sobre os três contos que você comentou.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oi Nayara,
    Tenho lido críticas maravilhosas a respeito desse livro e estou louca pra ler, como eu já curto contos acho que não terei muitos problemas com a leitura. Nossa que orgulho, né? Ver nossas blogueiras se unindo e indo além da plataforma por conta própria, gostei bastante da iniciativa, desejo todo sucesso do mundo e espero que muitos outros livros como esse sejam publicados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nayara!
    Ai essa antologia! Estou desejando tanto esse livro que você não pode nem imaginar haha Acho que acontece isso de ter gente que gosta e gente que não gosta com todos os livros né, final... gosto é gosto. Tenho nutrido um carinho todo especial por histórias com blogueiras porque rola aquela identificação sincera com as personagens :3 Ah, depois do seu comentário, fiquei ainda mais curiosa sobre o conto da Thati Machado, quero muito saber qual foi o problema da blogueira e como a Thati desconstruiu mais um conceito :3 Amei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Nayara,

    Eu nunca tinha ouvido falar nada desse livro, mas achei bem interessante. Realmente é muito difícil gostar de todos os contos em antologias, na maioria das vezes essas reuniões de contos possuem variações que vão do amor ao puro tédio. Mas fiquei interessada por saber que vc gostou demais e pela premissa parace ser bem interessante.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Já ouvi falar sobre este livro e desde o primeiro momento fiquei encantada assim como você. É "gente como a gente" falando de coisas que entendemos, sentimos, sonhamos, vivemos... É um livro que eu quero, com certeza.
    Fiquei bem curiosa pelos três contos que você gostou, mas mais ainda pelos que não gostou tanto assim.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nayara

    Eu costumo ir em vários eventos aqui no Rio e sempre estou cruzando com a Thati e a Raffa.
    Eu estou curiosa para fazer essa leitura. Acho que todos is blogueiros deveriam prestigiar essa antologia. Fiquei bastante interessada no conto da Teca, já quero entrar em um livro também! Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Tudo bem?
    Já conhecia o livro e fiquei bem curiosa com relação a ele, por gostar muito de contos e por trabalhar com o tema blogs. Eu assumo que estava bem empolgada por ter um conto da Mari Scott, mas vi que vc não gostou muito dele, o que me deixou com um pézinho atrás. Mas enfim, acontece.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Sou apaixonado por antologias, e achei bem interessante este tema para os contos. Sou blogueiro e acredito que também conseguiria me identificar por algum dos contos. Das autoras do livro, só conheço mesmo a Mari Scott e sou fão do trabalho dela e tenho certeza que me encantaria por este conto dela. Uma pena ele não ter chamado muito sua atenção.Vou buscar o livro e depois passo aqui para dar minha opinião sobre este conto em si.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nai! é verdade, os contos costumam ser mais rasos e, devido à duração, o protagonista tem que ser muito bem construído pra gerar identificação no leitor. Parece que essa antologia cumpriu o seu papel com você. Estou na blogsfera desde 2011, mas nunca li nada sobre ela...também não tenho certeza se curtiria, é tentar pra ver, abraço!

    ResponderExcluir